Webradio "ao vivo"

VISITEM NOSSAS REDES SOCIAIS CLICANDO NAS IMAGENS

Outras Páginas

CLIQUE NAS IMAGENS, VISITE NOSSAS PÁGINAS e CONHEÇA NOSSO TRABALHO


               
 

 

Design ***Digital Rádio e Tv - São Paulo / SP - Brasil - Todos os direitos reservados - Whats App (11) 9 7291 4716

 

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Linhas de ônibus no município de São Paulo:,Centro de Estudos da Metrópole (CEM/Cepid) lança o primeiro banco de dados georreferenciado e consolidado



São 2.349 linhas de ônibus municipais com informações de horários de primeira e última partida, extensão da linha, área do sistema interligado do local de partida (divisão regional da SPTrans) subsistema a que a linha pertence, classe diurna ou noturna e a quantidade de segmentos de logradouro que a compõe.
 
O banco de dados de linhas de ônibus do Município de São Paulo é um desdobramento da pesquisa que integra a linha de investigação do Centro de Estudos da Metrópole (CEM/Cepid) "Padrões de governança em política urbana". Trata-se do primeiro conjunto de dados georreferenciado consolidado e de livre acesso público do universo das linhas de ônibus no município de São Paulo, e traça um retrato das linhas de ônibus no mês de setembro de 2015.
 
Produzido a partir de dados obtidos por meio da lei de acesso à informação e do site da SPTrans, o banco é um importante recurso para pesquisadores dedicados aos estudos urbanos para a compreensão da dinâmica de produção dos serviços de ônibus, um objeto ainda pouco pesquisado pelas ciências sociais brasileiras. Ao sistematizar as características da rede de linhas, propicia o alargamento das possibilidades de análise da mobilidade urbana, em geral voltada a questões do tempo de viagem, modalidades de transportes e uso do viário.
 
Com base no banco de dados de linhas de ônibus CEM, é possível avaliar as desigualdades de acesso aos serviços de ônibus no território da cidade e a consistência empírica de argumentos agenciados por técnicos e burocracias como justificativa para projetos com a temática "racionalização das linhas de ônibus", por meio da identificação do grau de sobreposição e extensão da rede. Por se tratar de uma base consolidada para um período histórico particular, este é um primeiro passo importante para a realização de futuras pesquisas que tenham como foco a compreensão da mudança da rede de linhas em diferentes administrações municipais.
 
O banco inclui dados como: itinerário das linhas (ida e volta), carregamento de passageiros, empresas responsáveis, conjunto da frota e data de criação das linhas.
 
Como foi feito
 
A transformação desse banco de dados em um arquivo cartográfico digital georreferenciado foi possível com a utilização do Sistema de Informação Geográfico (SIG) do CEM. O processo de georreferenciamento envolveu o desenho dos trajetos das linhas de ônibus a partir dos traçados já existentes da SPTrans e sua compatibilização com a Base de Logradouros (ruas, avenidas, travessas, pontes e viadutos) atualizada do CEM. Buscou-se a mais precisa aderência dos traçados das linhas dos ônibus a base de Logradouros do CEM, utilizando-se para isso do mesmo traço que havia sido usado em ambas as bases. Assim, ao desenhar linhas de ônibus a partir de segmentos de logradouros, torna-se possível associar nas pesquisas as informações relativas às linhas de ônibus às informações a respeito do logradouro, distrito, setores censitários e todos os demais banco de dados georreferenciados construídos e disponibilizados pelo CEM em sua Base de Dados.
 
O arquivo georreferenciado referente às linhas de ônibus, por sua vez, foi construído pela junção de tabelas contendo informações sobre as empresas encarregadas de operar as linhas, incluindo as frotas de ônibus, quantidades de partidas e tipos de veículos (entre outras informações) e tabelas contendo informações sobre os passageiros transportados e formas de pagamento da tarifa, descontos ou gratuidades.
 
Ao todo, são 2.349 linhas de ônibus (a ida e a volta de uma linha são consideradas como duas linhas distintas) municipais com informações de horários de primeira e última partida, extensão da linha, área do sistema interligado de onde a linha parte (divisão regional da SPTrans), subsistema a que a linha pertence, classe diurna ou noturna e a quantidade de segmentos de logradouro que a compõe. Mais de 99% das linhas, 2.337, possuem também informações completas a respeito da dos passageiros transportados em média por dia, as formas de pagamento da tarifa e gratuidades utilizadas e sobre a empresa responsável pela operação da linha. Há informações a respeito da data de criação  de 2.343 linhas, permitindo realizar análises a respeito da constituição histórica da atual malha que compõe o sistema de transporte público rodoviário.
 
O acesso ao banco de dados é na área Banco de Dados do CEM. Acesso livre mediante cadastro, o acesso é imediato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário