Webradio "ao vivo"

VISITEM NOSSAS REDES SOCIAIS CLICANDO NAS IMAGENS

Outras Páginas

CLIQUE NAS IMAGENS, VISITE NOSSAS PÁGINAS e CONHEÇA NOSSO TRABALHO


               
 

 

Design ***Digital Rádio e Tv - São Paulo / SP - Brasil - Todos os direitos reservados - Whats App (11) 9 7291 4716

 

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

"Minha Fortaleza, os Filhos de Fulano".




São Mateus vira cenário de longa metragem com histórias reais de mulheres chefes de família.

Umas das histórias reais retratadas no filme que está sendo gravado nas ruas de São Mateus, zona leste de São Paulo.
Dirigido pela cineasta engajada na cultura do Hip-Hop, Tatiana Lohmann, aborda a realidade de famílias da periferia que são criadas sem a figura do pai, transmitindo às mães, a responsabilidade de garantir o sustento da família. Uma das histórias reais retratadas no filme é a trajetória de vida do rapper Negotinho e da sua mãe, dona Vera, moradores da comunidade da Vila Flávia, em São Mateus.
Confira o Teaser do filme.

Mais Informações
Popular Comunicação - (11) 98470-6213/ 11) 94606-4734
Ronaldo Matos
 ronaldo@pupularcomunicacao.com.br / ronaldo.comunicacao@gmail.com

No longa metragem, o rapper Negotinho aparece como um personagem, que revive lembranças da sua infância ao relatar a trajetória de superação por crescer sem a figura do pai, tendo sua a mãe, a dona Vera, como um símbolo de resiliência na comunidade da Vila Flávia, como heroína e principal referência para sua formação como cidadão e artista.
Para o rapper, a participação no filme se deve em grande parte ao seu envolvimento com a cultura Hip Hop. "Além de contar a minha história, que é muita parecida com a de outros jovens negros e periféricos, eu vou mostrar como o Rap foi importante na minha vida, para superar diversos obstáculos. E isso fica muito claro pra minha pessoa e para a minha família ao ver e ouvir que a minha música, inspirada numa história real, fará parte da trilha sonora de um filme importante", diz Negotinho, que além da carreira artística, divide o tempo realizando trabalhos socioculturais no projeto São Mateus Em Movimento.

De acordo com a cineasta, o filme é fruto de uma realidade social que remonta aos primórdios da história do Brasil. "O numero de famílias chefiadas por mulheres vem crescendo exponencialmente, em particular nas periferias das grandes cidades. E isso está associado com o fato histórico dos portugueses começarem a engravidar índias e não assumir seus filhos", explica Lohmann, ressaltando que há inúmeras pesquisas de fontes e instituições confiáveis que apontam para esse cenário.

Com mais de 20 anos de carreira, ela coleciona uma série de produções importantes para o cenário do Rap Nacional, entre elas estão: a produção do clipe " Tik Tak" do Doctor MC's, dirigido por Sergio Roizenblit, em 1998; produção de cenários e captações audiovisuais para o Núcleo Bartolomeu de Depoimentos, um grupo de teatro Hip Hop respeitado na cena dos coletivos de teatro paulistas; direção de um longa metragem em parceria com Roberta Estrela D'Alva, sobre poetry slam, um tipo de batalha de poesia que tem popularizado a poesia falada junto ao boom dos saraus da periferia; e direção do clipe "Respeito é Pra Quem Tem" do rapper Sabotage, em 2008, pela Miração Filmes.
Além do rapper Negotinho, o ator e rapper Fernando Macário, que já fez participações em diversos filmes do cinema brasileiro, como Carandiru e Antonia, integra o elenco do longa metragem. "Quando eu estava trabalhando num documentário sobre o fim do Carandiru e as filmagens do filme do Babenco lá dentro, eu conheci o Macário. Ele era figurante e me procurou dizendo que ia tatuar uma foto 3x4 da mãe dele no peito. Ele queria gravar essa cena e fazer um clipe pro rap que compôs em homenagem a ela, "Minha Fortaleza". Eu topei e fui lá gravar. Com o passar do tempo, descobri que tatuar retrato da mãe, imagem de Nossa Senhora ou nome de mãe é a coisa mais comum, especialmente nas periferias. A tatuagem carrega o simbolismo de amuleto, homenagem, lembrete de caminho reto a seguir", relembra Tatiana, abordando um dos motivos para a participação do ator no filme e dando detalhes sobre alguns fatores que inspiraram a criação do projeto.
Com tantos fatores sociais ligados a ausência do pai, fazendo com que com que as mães se tornem heroínas das periferias, a cineasta percebeu várias relações e sentidos pra explorar nestes contextos. A partir disso, ela deu inicio ao desenvolvimento do projeto, que levou cerca de 15 anos para conseguir se viabilizar financeiramente. Em 2015, o projeto recebeu incentivo do edital de produção cinematográfica do BNDES, fator que contribui para dar andamento à produção do filme.

Sobre Negotinho
 https://www.facebook.com/Negotinho-Rima

Nascido e criado na Vila Flávia, zona leste de São Paulo, Fernando Rodrigo de Carvalho, mais conhecido como NegoTinho no cenário do Rap Nacional, iniciou sua carreira com trabalhos socioculturais em 1998. É conhecido principalmente pelo desenvolvimento do seu trabalho artístico no HIP HOP, sendo fundador do Rima Fatal da Leste e idealizador do Ensaio Geral, evento mensal que se caracteriza como um circuito musical da periferia, realizado na comunidade da Flávia, em São Mateus. Ele também é professor de capoeira e usufrui da profissão ministrando oficinas sobre o esporte, para educar crianças que frequentam o Espaço Cultural São Mateus em Movimento, na cidade de São Paulo.

Por - Cultura Leste


Nenhum comentário:

Postar um comentário