Na semana passada, um ex-professor de 53 anos foi preso na Rússia, sob a acusação de esfaquear até a morte, um colega de 67 anos, após uma discussão. O que estavam discutindo? O ex-professor era um amante de poesia e o colega defendia a prosa.

O caso aconteceu na região de Sverdlovsk, onde a vítima teria afirmado que "a única literatura verdadeira é a prosa", causando a ira do amigo que o atacou.Segundo informou a agência de notícias russa Ria Novosti, ambos estavam aparentemente bêbados.

O acusado, que fugiu, foi preso dias depois e pode ser condenado em até 15 anos por assassinato.

No que tange a discussão "prosa x poesia", certa vez Voltaire disse: "Um mérito inegável da poesia: Ela diz mais e em menor número de palavras que a prosa". É inegável que tal discussão é válida, o debate é natural, porém, uma notícia como esta acima chega a ser absurda.

A literatura sempre foi conhecida por unir pessoas. Afinal, quem nunca fez uma nova amizade a partir de um livro em comum? A literatura sempre ajudou a reforçar laços, seja ela em prosa ou em versos.

Já existem tantas coisas que, inutilmente separam as pessoas, como o time de futebol, religião... Incluir a Literatura nisso, chega a ser o extremo da falta de sentido.

O portal Ria Novosti lembrou ainda de um caso ocorrido em setembro do ano passado na Rússia, quando, na fila pra comprar cerveja, um vizinho de fila baleou o outro devido a suas opiniões sobre o filósofo Immanuel Kant.

Fonte: Folha - Ilustrada