Webradio "ao vivo"

VISITEM NOSSAS REDES SOCIAIS CLICANDO NAS IMAGENS

Outras Páginas

CLIQUE NAS IMAGENS, VISITE NOSSAS PÁGINAS e CONHEÇA NOSSO TRABALHO


               
 

 

Design ***Digital Rádio e Tv - São Paulo / SP - Brasil - Todos os direitos reservados - Whats App (11) 9 7291 4716

 

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Tetos de ônibus são transformados em áreas verdes na Espanha


 

Tetos de ônibus são transformados em áreas verdes na Espanha

Por Gabriel Felix, do portal Ciclovivo

Criado pelo paisagista espanhol Marc Grañen, o premiado projeto Phyto Kinetic tem por objetivo cobrir com plantações a parte superior dos ônibus. Utilizando materiais leves de jardinagem, o paisagista constrói áreas verdes itinerantes que ajudam a purificar o ar das metrópoles e ainda aproveitam o espaço livre, que geralmente é desperdiçado. A iniciativa já é praticada em Girona, cidade que faz parte da Catalunha.

Grañen desenvolveu o projeto com a ajuda de seus filhos. Para compor os jardins superiores, o paisagista estuda as características das plantas e cria um habitat ideal a partir de seus esboços, adaptando os vegetais à superfície dos veículos. Por enquanto, as instalações contam apenas com plantas ornamentais, mas a intenção é levar ervas aromáticas e outras hortaliças para os tetos dos ônibus.

A sustentabilidade é o principal recurso de manutenção das instalações verdes: assim, por meio de um sistema de reaproveitamento, a água produzida pelo ar condicionado dos ônibus é utilizada para irrigar as plantas da parte superior. Quando a refrigeração interna está desativada, o jardim pode ser regado manualmente.

As plantações na parte superior dos ônibus utilizam materiais de jardinagem de baixo impacto e a estrutura é sustentada por arames. Primeiramente, Grañen projeta a área. Depois, constrói os jardins por camadas: a base é uma manta que tem uma espuma hidropônica, material leve e muito eficiente para o desenvolvimento das plantas, que pode ser encaixado diretamente no teto. Em cima desta manta, são plantados os vegetais que vão formar o jardim. Veja a instalação do projeto em vídeo.

Por enquanto, o Phyto Kinetic começou a ser implantado apenas nos ônibus de uma companhia de turismo ecológico, mas a ideia é expandir o projeto o mais rápido possível, dando vida aos espaços móveis abandonados. De acordo com o paisagista, se a frota de ônibus de Nova Iorque aderisse ao projeto, seriam gerados cerca de cem mil metros de áreas verdes, capazes de melhorar a qualidade do ar na megalópole norte-americana.

 

Matéria originalmente publicada em: ciclovivo.com.br/noticia/tetos-de-onibus-sao-transformados-em-areas-verdes-na-espanha

 

www.ongcriativa.org

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário