Webradio "ao vivo"

VISITEM NOSSAS REDES SOCIAIS CLICANDO NAS IMAGENS

Outras Páginas

CLIQUE NAS IMAGENS, VISITE NOSSAS PÁGINAS e CONHEÇA NOSSO TRABALHO


               
 

 

Design ***Digital Rádio e Tv - São Paulo / SP - Brasil - Todos os direitos reservados - Whats App (11) 9 7291 4716

 

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Americana inaugura Centro de Atenção Especial à Saúde do Homem e da Mulher



Representando o prefeito Diego De Nadai, o vice-prefeito, Dr. Seme Calil Canfour, ressaltou a importância da prevenção voltada à saúde do Homem

A Prefeitura de Americana está dando mais um importante passo para garantir a assistência aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Foi inaugurado hoje o Centro de Atenção Especial à Saúde do Homem e da Mulher. E a novidade é que além de um Centro especializado, Americana deu início à atenção à saúde do homem, que segue a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem, desenvolvido pelo Ministério da Saúde, para incentivar a população masculina a procurar a rede pública para consultas e exames preventivos.

Representando o prefeito Diego De Nadai, o vice-prefeito, Dr. Seme Calil Canfour, ressaltou a importância da prevenção voltada à saúde do Homem. “Por experiência própria sei o quanto é valido realizar exames preventivos para que o tratamento, quando necessário, seja iniciado rapidamente. Americana tem serviços que outros municípios não têm e uma unidade dessa exclusiva para o homem e para a mulher representa o quanto este governo tem atitude”, falou na inauguração.

As doenças da próstata estão entre as principais causas de mortalidade do homem. Além disso, enfermidades ligadas ao alcoolismo e tabagismo são outros dois grandes vilões do público masculino, assim como acidentes e violência. “Ainda existe bastante resistência dos homens em procurar os serviços de saúde, principalmente devido à responsabilidade de provedor na família e ao preconceito. Por isso, a Saúde do Homem funciona em horário alternativo e após o horário de trabalho para facilitar o acesso dos interessados”, disse o secretário de Saúde, Fabrizio Bordon.

Ele acrescentou que a implantação da Saúde do Homem veio para somar aos programas de saúde já inseridos no município proporcionando uma melhor qualidade de vida. “Além disso, a inauguração de um espaço voltado para a Saúde do Homem e da Mulher traz acolhimento e humanização e intensifica o trabalho de prevenção de doenças”, falou.

Com uma equipe multidisciplinar que conta também com urologista, a Saúde do Homem fornece informações sobre as doenças que acometem a população masculina, incentivando a consulta anual ao urologista que será realizada no Centro. Além disso, instrui sobre o planejamento familiar, métodos contraceptivos, doenças sexualmente transmissíveis e cirurgia de vasectomia.

A equipe também orienta sobre o uso de bebidas alcoólicas, tabagismo e drogas, saúde corporal, mental e relações familiares, sociais e do trabalho. No local, são realizados consultas e exames clínicos. Para ser atendido basta que o homem tenha encaminhamento de qualquer unidade de saúde do município ou procure espontaneamente o Centro de Atenção Especial à Saúde do Homem e da Mulher, localizado na Rua Princesa Izabel, 140. O horário de atendimento da Saúde do Homem é das 12 às 21 horas, na segunda-feira. Agendamento de consultas de segunda a sexta-feira, das 7 às 16 horas. Por mês, cerca de 90 pacientes são atendidos pelo urologista.

Saúde da Mulher

O atendimento às mulheres no Centro de Atenção Especial à Saúde do Homem e da Mulher acontece das 7 às 16 horas. Elas são atendidas também por uma equipe multidisciplinar, que conta com ginecologista, depois de serem encaminhadas pelas unidades de saúde, Ambulatório de Infectologia e Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi. O serviço oferece planejamento familiar, colocação do Dispositivo Intra-Uterino (DIU), gestação de alto risco e de adolescentes e tratamento para alterações no colo do útero. Por mês, 300 pacientes passam por atendimento. No local, uma sala foi disponibilizada para o Grupo Reviver, que apoia mulheres portadoras do câncer de mama.

O serviço de mastologia, oncologia e rastreamento de câncer de mama é realizado no Ambulatório de Ginecologia anexo ao Hospital Municipal.

Um toque para a Vida

Em paralelo à inauguração do Centro de Centro de Atenção Especial à Saúde do Homem e da Mulher, foi lançada a campanha de combate ao câncer de próstata ‘Um toque para a Vida’.

Entre os dias 24 e 26 de abril, a Praça David Garcia vai receber a carreta do Hospital do Câncer de Barretos que oferecerá, mediante agendamento nas Unidades Básicas de Saúde, mais de 200 exames por dia para homens com idade entre 50 e 69 anos. Exames de toque e de sangue para a detecção do câncer de próstata e exames para o diagnóstico de câncer de pele, além de papanicolau para as mulheres, serão realizados durante os três dias da campanha. O Hospital do Câncer de Barretos oferecerá ainda pequena cirurgia para os pacientes, com lesões de pele suspeitas, que passarem por avaliação na Praça David Garcia.

Durante a Um toque para a Vida, o público-alvo poderá fazer também testes de HIV, Sífilis e Hepatites B e C no CTA Itinerante, além de massagem, aferição de pressão arterial e assistir palestra sobre a prevenção do câncer de próstata. Os pacientes que tiverem com os exames alterados serão encaminhados para tratamento no Hospital do Câncer de Barretos. Os resultados dos exames serão enviados a Americana em até 45 dias.

O encerramento da campanha acontece no dia 28 de abril, a partir das 10 horas, no Centro Cívico, com um jogo de futebol simbólico.

Carlos Zaramelo Junior, jornalista e incentivador da campanha, contou, durante o lançamento, que descobriu ter câncer na próstata ao realizar um exame preventivo. “Aos 45 anos, quando fazia exames descobri a doença e desde então me empenho em divulgar em redes sociais e no meu jornal a importância da realização do exame preventivo. A campanha é fundamental para que as pessoas entendam a importância de cuidar da saúde. O exame não mata, o que mata é o preconceito”, falou emocionado.

Vale-camiseta

Na Praça David Garcia haverá um posto de troca de alimento não perecível pelo vale-camiseta da campanha. A camiseta será entregue no dia do encerramento da campanha no Centro Cívico. Todos os alimentos arrecadados serão entregues ao Fundo Municipal de Solidariedade.

Slogan

Já fez o exame? Agora corre pro abraço! é o slogan da Campanha de Campanha de Combate ao Câncer de Próstata ‘Um toque para a Vida’. Ele foi escolhido pelos internautas através do site da Secretaria de Saúde e é alusivo ao jogo de futebol que acontecerá no encerramento da campanha destinada ao público masculino.

Fonte: Portal Novidade



Nenhum comentário:

Postar um comentário